sábado, 24 de setembro de 2011

Tudo de Cor para quem cara pálida?


Hoje, passando pelo caótico centro da cidade, me deparei com uma enorme ação de marketing da Coral. O já conhecido Tudo de Cor Pra Você.
A principio parece tudo ótimo. A empresa, super caridosa, pinta as paredes da estação ferroviária de graça e a cidade fica agradecida e compra suas tintas. Mas não é bem assim.




De bondosa a empresa não tem nada. São apenas interesses comerciais comuns. Com essa pele de cordeiro ela consegue uma ação de marketing a preço de banana, e os trouxas aplaudem.

Se você ainda não entendeu a lógica do que estou falando eu explico.

Essa “ação” interditou o corredor de ônibus durante toda a manhã de sábado. E quem vai ao centro nesse período sabe que é um horário de caos. Piorado pelo evento. Os ônibus tiveram que improvisar o embarque e desembarque de passageiros no meio da rua, e os carros tiveram que se espremer para passar pela rua 1. Preciso dizer que o trânsito virou um caos?

Um evento desse porte, com interdição de ruas e do corredor de ônibus, com a guarda civil mobilizada para ajudar, custaria bem caro para qualquer empresa. A cidade deveria ser recompensada com uma boa ajuda e não com uma demão de tinta na fachada da estação. Quanto custa uma demão de tinta? Não sou especialista, mas acho que uns 1000 reais daria pra pintar. Se você é o fabricante da tinta custa bem menos. Mas como publicitário sei que uma ação desse porte, com todo esse circo, com todos aqueles infláveis no meio da rua, custaria bem mais do que uma pintura.
Claro que eu não sou o dono da verdade, e posso estar enganado também. De repente a Coral pagou um bom valor pelo evento, alem da pintura, e eu não sei. Mas acho difícil isso ter acontecido.

Se a intenção da empresa fosse ajudar mesmo, colaborar com a cidade, porque não fez tudo isso fora do horário comercial? Poderia ser feito no sábado a tarde, ou no domingo. Mas aí teria pouca gente pra ver a propaganda deles, eles não causariam todo aquele caos e não chamariam tanta atenção como chamaram.

Se a intenção fosse nobre mesmo, porque não pintar onde realmente precisava de pintura? A pintura da estação era relativamente nova. Não estava toda descascada, suja ou coisa do tipo. Arrisco a dizer que estava até boa a pintura.

E porque pintaram exatamente da cor que estava? Talvez porque se fosse uma cor diferente, teriam que aplicar varias demãos de tinta? Eu fui pessoalmente ver a bagunça e não dava pra perceber onde era pintura nova e onde era pintura velha. Onde o pincel passava ficava igual já estava.

Se quisessem realmente ajudar poderiam ter patrocinado uma cobertura para os quiosques de lata, que ficam cem metros pra frente da estação, e necessitam disso para não fritarem no calor. Ah tá! Aí eles teriam que gastar de verdade.

Depois reclamam que eu falo mal, que não sei valorizar a cidade. Como vou valorizar uma cidade que abre suas pernas em troca de umas latas de tinta?

Um comentário:

  1. Experiencia Propia eu participei de um projeto da Coral, na cidade de Bauru......que partiu da Iniciativa de um encontro de estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo Brasil, em qual estava....quando Iniciativa partil dos alunos de em pintar a fachada das casas em Uma Habitaçao Social em Bauru, junto com os maradores, foi um projeto totalmente Positivo. Boim acho q a Propia prefeitura desta cidade deveria tomar como exemplo, e francamente para que se Pintar a estação, sendo que a pouco tempo ela foi reformada.........enfim cheira a marketing...

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