quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coluna do Pé de Muleke no Diário

Para quem não leu, segue abaixo o texto da minha primeira coluna no Diário:


Capital da alegria ou da piada?

Ao contrário do que muitos pensam, eu gosto de Rio Claro. Cheguei aqui em 1988, com apenas 7 anos de idade, moro aqui há 23 anos e nesse tempo aprendi a gostar da cidade e das pessoas daqui.
Mas não é fácil gostar de Rio Claro. Tem que aprender a ver o lado o bom das coisas. E se não tem lado bom, temos que ver o lado engraçado. A famosa expressão “rir para não chorar”, resume bem minha atitude em relação aos problemas da cidade, do estado, do nosso país em geral.
O Zé Simão, da Folha de São Paulo, costuma dizer que “o Brasil é o país da piada pronta”. Eu digo que Rio Claro é a cidade da piada pronta. Por exemplo: o mais votado para deputado no Brasil foi o Tiririca. O mais votado para vereador em Rio Claro foi o Calixto – Parmeirense! Empate técnico na piada.

Piada Cara.
Eu estava assistindo o Miss São Paulo na tv e eles estavam apresentando as candidatas e falando um pouco sobre a cidade que representavam. Fiquei esperando para ver o que iriam falar de Rio Claro, afinal, nossa cidade também tem boas qualidades. Mas é lógico que fizeram mais piada. Descreveram a cidade como um pólo turístico, voltado para ecologia, história e cultura!
Turismo em Rio Claro? Confesso que nunca vi um turista em Rio Claro. Se alguém já viu me avise.
Mas o pior é que a própria prefeitura acreditou na Adriane Galisteu e resolveu construir um Centro de Informações Turísticas. Serão gastos 160 mil reais na obra, fora os custos de funcionamento, para dar uma informação que caberia numa placa, com os dizeres: Quer fazer turismo? Siga para a próxima cidade.
Piada engraçada. Mas muito cara.

Piada Perigosa.
As ciclofaixas que estão sendo pintadas pela cidade são muito importantes e já deviam ter sido criadas há muito tempo. A prefeitura ganhou um ponto extra no meu conceito com esse projeto. Estava tudo sendo bem feito, mas faltava a piada. Não demorou e pintaram uma ciclofaixa dentro do corredor de ônibus, em frente à antiga estação ferroviária. Qualquer pessoa que anda de carro, moto, ônibus ou bicicleta sabe que aquilo é bizarro. Mais uma piada pronta.
Essa piada está mais para pegadinha, e das perigosas.

Piada Velha.
Mesmo quando acontece uma tragédia em Rio Claro, vira piada. O Museu pegou fogo e só sobraram restos de parede, um fato triste, sem dúvida. Mas em seguida a prefeitura já veio com a piada: - Vamos recuperar o museu! Essa piada já é velha. Faz mais de um ano que o fato ocorreu e nada foi mexido no local. Em vez de limparem o local, construírem algo novo e interessante à população, eles preferem insistir na piada da recuperação.
Não perceberam que essa piada não tem mais graça.

Muitas outras “piadas” acontecem em vários lugares e setores da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país, e a intenção dessa coluna é discutir assuntos sérios, mas com uma pitada de humor.
Não é fácil rir de nossos problemas. Mas podemos tentar. 


Amanhã (sexta) tem mais no jornal Diário do Rio Claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário