quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quem seriam os 21?


 Uma discussão vem crescendo nas rodinhas políticas de Rio Claro: O aumento de 12 para 21 vereadores na câmara.
Quem é contra argumenta que seriam mais nove inúteis, que gastariam mais dinheiro público e não acrescentariam em nada. Quem é a favor diz que esse aumento melhoraria a representatividade dos diversos segmentos da sociedade e argumenta que o gasto da câmara municipal não aumentaria, por estar limitado por lei a 6% do orçamento.

Confesso que fiquei na dúvida, sem conseguir formar uma opinião a respeito do tema. Outras dúvidas surgiram. Aumentaria a representatividade ou seriam mais dos mesmos? Aumentaria a fiscalização em cima do trabalho do prefeito ou seriam mais mãos tentando pegar uma fatia do bolo?

Para me ajudar a tomar uma posição, contra ou a favor, resolvi fazer uma simulação. Com a formulinha para calcular a distribuição de vagas em uma mão e os votos dos vereadores na última eleição, simulei como seria composta a câmara municipal hoje se tivéssemos 21 vagas hoje. Talvez analisando quem seriam os 9 vereadores a mais eu tome uma posição. Para efeito da simulação, desconsiderei as coligações, já que é quase certo que elas serão proibidas nas próximas eleições.

Veja como seria:

O PMDB passaria de 3 para 4 vereadores. PTB, DEM, PR e PT passariam de 2 para 3 vereadores e o PP ganharia 2 vagas, passando a ter 3 representantes. O único partido que está fora da câmara hoje e ganharia representatividade seria o PSDB, que contaria com 2 cadeiras.

Além dos 12 que já estão na câmara, entrariam os seguintes vereadores:

- Agnelo Matos (PT)
- Roberta do Gada (PTB)
- Gijo (PR)
- Pedro Lopes (PP)
- Rael Bike (PSDB)
- Geraldo Voluntário (DEM)
- Álvaro Camarinha (PSDB)
- Tavinho Chiossi (PP)
- Zil Cervezão (PMDB)

Não vou analisar um por um, mas acho que entrariam algumas porcarias e alguns possíveis bons vereadores.
Claro que isso é apenas uma simulação que fiz para matar minha curiosidade e resolvi repartir com vocês.
Com relação à minha opinião sobre o aumento das vagas de vereadores, confesso que a simulação não me ajudou muito. Achei que veria nomes mais interessantes na lista, mas quem vota é o povo. Quem escolhe mal 12 vereadores pode escolher mal 21 deles.
Ainda estou em dúvida, não sei o que seria “menos mal” para nossa cidade.

E você? Acha que a câmara melhoraria com essas 9 novidades? Ficaria na mesma? Ou até pioraria?

(Os comentários estão sendo moderados para manter o nível da discussão. Todos os comentários serão postados, sejam criticas, elogios ou sugestões, desde que não contenham xingamentos e ofensas pessoais. )

2 comentários:

  1. acho que nao melhoraria em nada, o unico talvez que eu ache o alvaro camarinha, mais tb nao sei. e outra pra alguem conseguir fazer alguma coisa lá, precisaria mudar 70% dos atuais vereadores!

    ResponderExcluir
  2. Um absurdo, aumentar o número de vereadores é um absurdo!

    ResponderExcluir