terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna no Diário - (26/08/2011)


Sinal vermelho

Há muitos cruzamentos em Rio Claro precisando de semáforos. Se sairmos perguntando na rua onde precisa de um semáforo, ouviremos dezenas de respostas e provavelmente ninguém citará a esquina da rua 7 com a avenida 7. Pois é justamente lá que será instalado o próximo semáforo na cidade.
Eu passo lá diariamente e não lembro de ter alguma dificuldade de atravessar, é um local tranqüilo perto de outros “nós” sem semáforos que temos na cidade. Mais uma vez a prefeitura gasta mal e faz ela mesma piada do trânsito rioclarense.

Falando nisso...

O semáforo de três tempos colocado na avenida 8 com a rua 1 ajudou muito! Ajudou a deixar o trânsito na região um inferno. A fila do semáforo na rua 1 chega até a estação ferroviária a tarde. Na avenida 8 o trânsito atravessa os trilhos do trem no período da manhã. Fica a dica pra prefeitura: Se está funcionando não mexa! Senão só atrapalha.

Gerando oportunidades

Nem tudo é ruim na implantação desse semáforo. Essa ação da prefeitura abriu uma oportunidade de trabalho para vendedores de doces, águas, sucos e carregadores de celular em semáforos. Assim como muita gente se sustenta com o transito das marginais em São Paulo, alguns poderão trabalhar na rua 1. Trânsito não vai faltar!

Culpa?

A culpa do caos no trânsito da cidade deve ser dividido entre os órgãos públicos e os próprios motoristas. Mas parece que a prefeitura quer a culpa só pra ela...

Horário Indigesto

Na hora do almoço o que já está um inferno piora. As dondocas vão buscar os filhotes na escola e param seus carrões importados no meio da rua para esperar os bonitinhos terminarem de brincar com os amiguinhos e irem embora. Enquanto isso os tontos (eu, você e eles) esperam com a maior calma do mundo. Já está na hora da Guarda Municipal fazer alguma coisa. Eu tenho uma idéia. Fiscalizar cada escola por uma semana e multar cada um que estacionar no meio da rua, sem dó nem piedade. Assim que doer nos bolsos dos pais, esse vão educar seus filhos e se educar para respeitar o próximo, ou respeitar o próprio bolso mesmo.

Fala muito, faz pouco.

Os partidários do prefeito estão enchendo a boca para se gabar da duplicação da avenida 32 e do pontilhão da avenida 7. Mas calma lá pessoal. Terminem a obra antes de se gabarem. Se preocupem em terminá-las antes das eleições do ano que vem, senão o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

O exemplo da má vontade

A prefeitura está muito mais empenhada em tirar fotos em frente a obras malufescas de que em resolver realmente o problema do trânsito. Enquanto se preocupam de divulgar aos quatro cantos as obras excêntricas, não resolvem problemas mais simples, como por exemplo liberar a rua 7, que está interditada há mais de 1 ano. Quem transita pelo centro sabe a falta que faz uma via sequer.
Se realmente eles querem resolver o problema do trânsito em Rio Claro, porque não fazem absolutamente nada para liberar e rua do museu queimado?
Acham que não tem importância? Então dêem um pulinho na avenida 2 na hora do almoço e perguntem aos motoristas que esperam meia hora para conseguir entrar na rua 9, porque não puderam seguir pela rua 7.

Finalizando...

Eu precisaria de um jornal inteiro para dissertar sobre todos os problemas do trânsito nessa cidade.
Ainda teria que falar sobre a ciclovia, os buracos, os ônibus, a Zona Azul, a licitação dos radares, a falta de fiscalização e de sinalização... ou seja, o trânsito rioclarense é uma babilônia de erros, descomprometimento, de descaso e de piadas de mau gosto.

Museu Queimado (431 dias sem solução)

Alô alô Duduzinho querido do meu coração! Alô alô Olguinha! Dá um jeitinho naquele museu queimado! O titio aqui quer passar pela rua 7!
Vão resolver ou fica pro próximo prefeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário