terça-feira, 19 de julho de 2011

Blitz do Pé: Lago Azul

(Na seção "Blitz do Pé" vamos apurar denúncias enviadas por leitores do blog. Recebemos a denúncia e vamos até o local “fiscalizar” e ver se a informação procede. O resultado será postado no Pé de Muleke, com fotos e/ou vídeos e uma opinião sobre o caso. As denúncias podem ser feitas aqui no blog ou pelo e-mail blogpedemuleke@gmail.com)



Denúncia: O Lago Azul está imundo. Cheio de lixo e abandonado.
Autor: Anônimo
Data da Denúncia: 14/07/2011
Data da Apuração: 17/07/2011
Autor da Apuração:
Parecer final: Denúncia não procede. Ou procede em partes.

Domingão. Nada para fazer. Resolvi passear no Lago Azul e conferir uma denúncia que recebi por e-mail sobre a sujeira e o abandono do Lago Azul.
Em relação ao abandono a denúncia definitivamente não procede. A grama estava bem aparada, as folhas foram rasteladas e juntadas em montes. Havia irrigação molhando parte do gramado e, acreditem se quiser, o banheiro estava limpo! Claro que há pontos depreciados, como buracos nos muros e cercas, mas em geral está sendo bem cuidado.
Já em relação à sujeira, a denúncia procede em partes. Não havia muita sujeira nos gramados nem nas áreas de lazer, mas a água....

Irrigação do gramado
Pista de corrida

Buracos no muro de proteção
A água continua nojenta. 

 Como podem ver nas fotos a poluição é visível, não fica muito longe do rio Tietê.


Algumas pessoas ignoram o fato e andam de pedalinho no lago. 


 Não sou nenhum veterinário ou especialista no assunto, mas algo me diz que os gansos não estão muito saudáveis. Reparei em alguns que se coçavam muito, outros estavam muito apáticos e sujos. A prefeitura podia fazer um exame geral nos animais para ter certeza das condições de saúde deles. Outra coisa errada é o excesso de pombos, que aliás estão na cidade inteira, dividindo espaço com os gansos e as crianças brincando.

Resumindo, a estado geral do Lago Azul é razoável, o que já é bom se comparado há alguns anos atrás quando fui lá pela última vez. A Prefeitura deveria se esforçar para limpar a água. Com certeza é um procedimento demorado e caro, mas um espaço como esse merece essa atenção e a população merece ter o Lago Azul, um dos símbolos da cidade, em bom estado e utilizável novamente.

O Lago Azul pode voltar a ser um orgulho para Rio Claro.
 Não custa lembrar que a população também é essencial no "resgate" do Lago Azul. Não joguem qualquer tipo de sujeira no lago ou nas áreas em volta. Cuidem do que é seu. Cuidem do que é nosso!

Um comentário:

  1. Falou tudo! Não adianta reclamar que a prefeitura não cuida se as pessoas continuam a jogar lixo e depredar os lugares públicos!

    ResponderExcluir