quinta-feira, 7 de julho de 2011

Rio Claro: Boa para não fazer nada!


Há um tempo atrás eu estava em casa, entediado com a programação da TV aberta, pulando de canal em canal. Eis que me deparo com o concurso Miss São Paulo na Band. No momento estavam sendo apresentadas as candidatas e a apresentadora falava um pouco sobre a cidade que elas representavam.
Fiquei curioso. O que falariam de Rio Claro? Mesmo estando no começo resolvi esperar e durante a espera tentei adivinhar. Acho que vão falar que é uma cidade com muita indústria e etc. Tomara que não falem que é a Capital da Alegria, porque depois não consigo explicar o porquê aos meus amigos de fora.

Eis que chega o momento! Adriane Galisteu anuncia a Miss Rio Claro (muito bonita por sinal). E na seqüência a definição da cidade, nas palavras exatas:

- Rio Claro, pra quem não sabe, no centro-leste do estado, é conhecida como a Cidade Azul. Ela oferece boas opções de turismo e laser, voltados para ecologia, história e cultura!

Huahuahuahauhau rolei de rir!!! Quero saber quem foi que escreveu isso!!!

Pensando com mais calma, não sei se é pra rir ou pra chorar! Boas opções de laser? Quais? Pescaria no Lago Azul? Piquenique no horto? Prainha do rio Corumbataí? Acho bom os hotéis se prepararem. A cidade vai bombar de turistas! Pacote especial inclui ficar parado na frente do aeroclube vendo as motocas passarem, translado hotel-quermesse-hotel e entradas para a Facirc. Pacotão imperdível. Que Cancun que nada, o roteiro do momento é Rio Claro!

Ecologia? Temos uma floresta estadual sendo destruída, com lago poluído e um rio que mais parece a filial do Tietê.
História? Temos um museu queimado! Que outra cidade tem um desses?
Cultura? Ah claro, devem estar falando dos nossos grandes teatros, museus e eventos literários.

E se fosse eu que escrevesse o texto para a Galisteu ler no concurso? Ficaria mais ou menos assim:

- Rio Claro, pra quem não sabe, no centro-leste do estado, é conhecida como a Cidade Azul. Ela oferece boas opções para não se fazer nada. Ótima opção para jovens, casais, famílias e melhor idade que não queiram fazer nada. Durante todo o ano acontece o Festival da Hipocrisia, com ladainhas típicas e barracas de incompetência.

É. Acho que eu não seria a pessoa certa para escrever sobre a cidade. Me falta cara de pau.

Comentem. Como vocês descreveriam nossa Cidade Azul

3 comentários:

  1. Bem lembrado pelo Daniel Corso! Como pude esquecer da super pista de bicicross e eesportes radicais na av. Brasil, em frente ao paulistão, e do Complexo Turistico Esportivo da Lagoa Seca, no Cervezão!!

    ResponderExcluir
  2. Pior do errar é não admitir o erro...rs
    Peço desculpas pela minha ignorância. Escrevi laSer em vez de laZer.
    Lazer: Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se.

    Laser: É o raio mesmo.

    Que vergonha...rs

    ResponderExcluir
  3. Faz 2 anos que vim de São Paulo para Rio Claro e para falar a verdade nunca tinha ouvido falar dessa cidade, quando cheguei achei muito bonita, cheia de verde ,mas me deparei com algumas coisas que para mim foram estranhas vindo da cidade grande como por exemplo não ter mercados abertos durante à noite.... mas tudo bem, tudo é costume. Então começei a procurar o que fazer para me divertir, foi aí que começei a odiar a cidade, cadê a diversão.
    Meu Deus, não tem nada para fazer aqui e aproveitando o momento encontrei tanta gente mal educada e mal informada, é incrível, por várias vezes busquei orientações no 156 da prefeitura e outros órgãos e parece que estão todos a passeio, ninguém sabe de nada.
    Minha decepção é tão grande com essa cidade que já estou reavaliando a minha volta para São Paulo, e quando me perguntarem: lá é bom? - eu respondo: é sim, para voçê ficar bem longe.
    Aff desabafei!!!

    ResponderExcluir