segunda-feira, 11 de julho de 2011

Ciclovia da Morte

Não queria parecer um chato. Não queria ser repetitivo. Não queria usar novamente a palavra “hipocrisia”. Não queria falar mal da nossa cidade o tempo todo. Mas está difícil!

A cidade azul está virando a cidade da piada pronta! Vamos rir antes que aconteça uma tragédia e tenhamos que chorar.

A piada da vez é a nova ciclovia criada pela prefeitura. Sou totalmente a favor das ciclovias. Sou muito a favor de valorizar o transporte mais correto, mais ecológico e mais sustentável. Mas a ciclovia deve proteger o ciclista e não colocá-lo numa roubada.

A ciclovia pintada dentro no corredor de ônibus da rua 1, em frente à antiga estação ferroviária, é a coisa mais sem sentido, sem nexo e hipócrita que já vi nessa cidade. É uma armadilha ao ciclista e um estorvo aos ônibus e seus motoristas.

Fui até lá para tirar umas fotos para o blog e aproveitei para encostar numa rodinha de motoristas de ônibus para saber a opinião deles sobre o assunto. O que ouvi foi uma avalanche de reclamações, foi até engraçado, acho que eles pensaram que eu era do jornal, e foi juntando mais e mais motoristas para reclamar da situação.

Nenhum motorista foi orientado sobre as regras, ou como atuar em relação a ciclovia. Eles chegaram para trabalhar e encontrar a dita cuja lá. Sem nenhuma explicação.

Alguns depoimentos que ouvi:

- Segunda a lei, nós somos obrigados a manter um metro de distância das bicicletas. Se seguirmos a lei, não podemos nem ligar o ônibus. Não podemos nem entrar no corredor.

- Hoje um colega meu estava saindo com o carro (ônibus) e não viu uma bicicleta vindo. Para não acertar o ciclista ele teve que jogar o carro pro lado e bateu na mureta. Agora ele vai ter que pagar o conserto. E vai ficar caro.

- Um ônibus e uma bicicleta não cabem lado a lado no corredor. Isso é fato. Então se tiver uma bicicleta a 2 km/h temos que acompanhá-la com toda a paciência do mundo.

- Se eu fosse ciclista não teria coragem de passar por dentro do corredor (onde fica a ciclovia). Com certeza eu iria por fora.

Esses foram apenas alguns apelos dos motoristas que ilustram o absurdo. Nem precisava, basta olharmos a foto e qualquer pessoa com meio cérebro vai perceber que não faz sentido nenhum colocar uma ciclovia ali.

Outro detalhe: a ciclovia começa um pouco antes do corredor de ônibus e acaba logo depois. Leva do nada para lugar nenhum.

Nem os ciclistas acreditam na ciclovia. Tanto que fiquei lá uns 15 minutos e a maioria das bicicletas foi esperta e passou por fora do corredor de ônibus/ciclovia. Eu também não arriscaria.
Vamos aproveitar e dar um nome a essa ciclovia! Pode ser Ciclovia Chuck Norris! Ou Ciclovia Indiana Jones! Ou Ciclovia Por Sua Conta e Risco! Ou Ciclovia Passa Quatro (o quinto morre)! Mandem sugestões!

Não queria usar esse termo de novo, mas essa foi mais uma aula de hipocrisia da prefeitura. Pinta a faixa e o povo que se vire. Se der merda, tiramos o nosso da reta, pois fizemos uma ciclovia. O povo que não sabe usar.

Ou seja, VAI DAR MERDA!

17 comentários:

  1. Que caos....Será que ng vai fazer nada a respeito?????

    ResponderExcluir
  2. Com relação á estação de onibus eu concordo totalmente,mas em outras ruas serve pelo menos, para os motoristas" lembrarem que há bicicletas nas ruas, e chamam a atenção dos ciclistas , para o local mais adequado para trafegar. Nossa cidade é como filho de cantor famoso..Desafinado mas faz sucesso .É plana..ótimo para ciclistas mas tem ruas muito estreitas..e para piorar temos muitos motoristas mal educados e ciclistas malucos...( olha que assunto bom pra uma matéria!)

    ResponderExcluir
  3. Sem comentários...do meu lado no trabalho,em Campinas, umas 15 pessoas se juntaram para ver isso, ficaram indiginadas, e por fim,acabamos por rir....isso é um absurdo...completamente sem noção nenhuma!

    ResponderExcluir
  4. Isso eh sucidicio andar nessa ciclovia!Eu qdo vi aquilo,não acreditei!Bem como eles ão andam de onibus e nem de bicicleta,nos que se fu...msm!!Cidade atrasada!!!

    ResponderExcluir
  5. As críticas são válidas mas a foto podia ser real. A montagem ficou absurda. A bicicleta está voando e não tem sombra (comparem com o poste e os sacos de lixo). Parece se tratar de um extraterrestre, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  6. essa vc não tirou coisa nenhuma cade a sombra da mossa e da bicicleta a próxima vez vê se faz uma montagem de profissional seu amador

    ResponderExcluir
  7. Isto mostra mais uma falta de planejamento no trãnsito de Rio Claro. Ruas são recapeadas e não tem a sinalização de trânsito refeita. Lombadas não tem a sua sinalização feita de forma adequada. Está um caos o nosso trânsito. Espero que o nosso prefeito tome atitudes referente a estes problemas.

    ResponderExcluir
  8. Huahuahau João e Lê. Parece que vocês ficaram bravinhos com a montagem? A montagem é tosca mesmo, e só pra avisar vocês, os baloezinhos tambem são falsos viu. Não vivo disso, tenho meu trabalho e pouco tempo pro blog. A situação é montada mas acontece normalmente, apenas não tinha tempo de ficar lá esperando acontecer e muito menos pra ficar colocando sombrinha da bicicleta.... Vocês são muito inteligentes! parabéns! Achei que tava enganando direitinho....rs
    A imagem é para ilustrar o assunto. O foco do blog é o texto. Mas parece que alguns "profissionais" das artes visuais ficaram bravinhos com o texto e como não têm argumentos vieram falar da montagem....
    Só queria que vocês respondessem uma pergunta: O que incomodou vocês nesse post? Vocês foram responsáveis por essa faixa?
    Na minha opinião a ciclofaixa é bem mais tosca que a montagem. E quem fez a faixa ganhou pra isso. Eu não! Sou amador mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Aliás Lê... demorei pra entender o que era "mossa"... da proxima vez escreve "moça"... fica mais fácil pra quem fala português...

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente, essa ciclovia é um absurdo! E eu gostei da montagem simples, assim combina mais com a cidade que é tosca por si só!kkk
    Adorei Blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. De fato, a ciclovia é realmente útil em outras ruas, por que nesse trecho está um caos.
    Sobre a foto, não importa se é real ou montagem, no fim o que importa é a mensagem que ela transmite e o que ela ilustra. Se você está tão preocupado com uma fotografia que está mais que óbvia que é montagem "amadora", certamente teria tempo para pensar em coisas mais úteis como o assunto da Ciclofaixa.

    ResponderExcluir
  12. Na minha opinião um individuo que escreve "mossa" ao inves de "moça" que é o correto, não tem moral alguma para falar mal da sua montagem ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  13. A necessidade da postagem da foto montagem só prova o que o texto fala: Durante o tempo em que o pé ficou lá para tirar a foto, NENHUM ciclista passou pela faixa... acho que ninguém teve coragem rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  14. Querido blog, venho manifestar minha indignação quanto ao disperdicio da verba pública. A ciclovia que fora pintada rescentemente no bairro Cidade Nova, passando por trás da antiga fábrica de trens, simplismente sumiu porque agora inventaram de recapear a rua. Ou seja, daqui a pouco quando terminar o recapeamento irão pintá-la novamente. Será que alguma tinta tá patrocinando essas ciclovias ou foi pura burrice por parte da prefeitura de Rio Claro este disperdício?
    Não sei como postar com nome, mas meu nome é Ariana Ito.

    ResponderExcluir
  15. Rio Claro gasta dinheiro pintando e recapeando pintando novamente e recapeando novamente, e assim sucessivamente em uma mesma rua, em um mesmo pedaço de rua...

    ResponderExcluir
  16. Desculpa, mas a foto é montagem...

    ResponderExcluir
  17. Montagem? Jura? Nossa!! Que pessoa esperta vc hein hauhauahau

    ResponderExcluir